Olá pessoal, boa tarde!
Bom... acho que hoje o meu post não vai ser tão alegre quanto os outros!
Ontem nós, aqui do Rio, tivemos a nossa feira. No início estava correndo tudo bem... cheguei junto com o meu primo João por volta de 7:40 no hotel Sofitel em copacabana e logo na chegada encontramos e fizemos amizade com um pessoal muito legal que também tinham se candidatado para a mesma vaga que eu e meu primo (Stowe Mountain Lodge - Vermont). Achamos isso maravilhoso porque já estávamos nos enturmando com o pessoal que iria junto conosco. Quando deu 8 e pouco, todos os candidatos entraram em um pequeno auditório e começamos a ver uns vidinhos institucionais com fotos e explicações sobre o programa de intercâmbio... enquanto isso os consultores da CI destribuiam uns papeis que tinham um currículo nosso e outras coisas.
Aí começou a dar tudo errado naquela manhã!!!
Eu e o meu primo iriamos juntos... os consultores da CI sabiam da nossa vontade e disseram que não havia problemas nisso. Porém o papel que meu primo recebeu dizia que ele tinha se candidatado para a vaga da HMS que é uma uma empresa que tem uma rede de Fast Food espalhada pelos EUA (já falei desta vaga em outro post). O João levantou de seu lugar e foi brigar com os consultores que nos informaram que ele fez a inscrição tarde demais e que esta era a última vaga que restou para ele.
OK, isso era péssimo... não poderiamos ir mais juntos como tinhamos planejados por mais de um ano.
Um americano entrou no auditório e começou a falar sobre o programa e fazer algumas coisas para tirar a tensão de nós, como uma dança muito engraçada que ele chamou de Banana Dance. Depois disto, os empregadores entraram no fundo do auditório e ele nos apresentou a eles...... Lá estavam as minhas possíveis futuras empregadoras. Uma era uma senhora de mais de 50 anos, loira com uma cabeleira enorme, cheia de laque (aquela figura me deu muito medo!!) e a outra era uma senhora de 30 e poucos anos, morena. Todos tinham MUITA cara de americanos... olhos azuis e etc... daqueles que seriam facilmente assaltados dando mole no Rio.
Os empregadores foram para um outro auditório ao lado, onde começaram a chamar os candidatos para a entrevista. O meu primo foi primeiro juntos com todos os outros candidatos da HMS. Enquanto isso, dois dos amigos que eu fiz na entrada foram para a entrevista do STM (Stowe Montain Lodge). A minha entrevista era de dois em dois... alguns a loira entrevistava e outros a morena entrevistava. Todos correram na minha frente e eu acabei sendo o último e como nós estavamos em número ímpar, eu entrei sozinho.
Dos amigos que eu fiz... apenas uma dupla não foi contratada (eles eram uns 6 em grupo).
O joão saiu da sala com um sorriso estampado no rosto. Ele disse que foi muito fácil e que o empregador dele fez apenas duas perguntas, que era... O que vc estuda? e em que vc pretende se especializar? FIQUEI MUITOOO FELIZ POR ELE!!!
Eu estava muito tenso mas confiante. Chegou a minha vez e eu entrei e fui ser entrevistado pela morena... me apresentei e ela começou fazendo perguntas do tipo... porque vc quer ir a Stowe? Vc já viu neve antes? vc prefere ski ou Snowboard? o que vc estuda? no que pretende se especializar e porque? e MUITASS outras perguntar...
Chegou uma hora em que ela começou a dizer que eles tinha duas vagas... uma para Room Service e a outra para Dishwasher e qual eu prefiria. Eu disse que prefiria Room Service mas que eu não teria problemas para trabalhar na cozinha se fosse necessário. aí ela então descreveu as duas vagas e me perguntou o tamanho do meu uniforme!!!
TO SALVOOO...(pensei eu).
Depois que eu respondi, ela parou de falar e observou meu currículo por mais ou menos 1 minuto. Depois olhou para mim e disse que infelizmente o meu inglês não era forte o suficiente para aquela vaga....... bateu aquele desespero e eu disse: e a de Dishwasher? e ela respondeu: também não... vc vai precisar se comunicar muito e eu não tenho certeza se vc pode fazer isso! Me desculpe e thau!
Saí da sala DESTRUÍDO... a vontade era de enfiar a cabeça num buraco e sumir do mundo!!!
Dá pra acreditar nisso?!?! ela perguntou até o tamanho do meu uniforme!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que FDP!!!
E o pior é que ainda tive que ir trabalhar depois... era um sábado e esse é o grande dia em uma loja de roupas, levantei a cabeça e fui pra shopping! Por fora eu era eu mesmo (ainda sou). Continuo fazendo piadas e brincando o tempo todo como de hábito, porém to destruído por dentro! Depois de tanto tempo amando Stowe... agora estou detestando aquela cidade!
Ainda não sei o que fazer... a minha desilusão está muito grande, minha auto estima está muito ruim, depois de um ano e meio enrolando gringo lá na loja pra poder vender... agora estou convencido de que meu inglês é uma MERDA!
Sei que a culpa de eu não ter passado é só minha, mas estou culpando tdo mundo neste momento (pelo menos internamente). A consultora da CI podia ter me dito que aquela vaga era boa d+ pra mim, mas não vou desistir... não tão fácil.
Acabei de mandar um e-mail para a HMS, explicando a situação e perguntando se ainda existia alguma vaga no local onde meu primo vai trabalhar em NY. Vamos ver se tenho sorte... pelo menos agora né?!?! Já chega de azar!!!
Tá difícil superar esse trauma, mas eu vou conseguir! Não quero e nem posso desistir... ano que vem eu me formo e não vou mais poder fazer este programa, além disso já gastei D+ o meu dinheiro e o dinheiro da minha mãe com o intercâmbio!!!
Desculpe fazer vocês lerem um texto tão grande e tão chato (se é que leram até aqui), mas eu precisava desabafar!
Espero que meu próximo post tenha o título: "CONSEGUUIIIIIIII!!!".
Abraço
Foi muito bom vc desabafar mas acho que colocar sua auto estima no pé não adianta. Acredito realmente, que tudo o que nos acontece tem uma razão de ser e só vamos descobrir o pq tempos depois. Levante sua cabeça mesmo, seu inglês não é uma M não. Existem outras oportunidades no exterior depois que vc se formar. Continue empenhado nos seus objetivos que só o melhor virá até vc.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSantoro...
ResponderExcluirsinto mto!!!
Mas não fique chateado... ninguém sabe os critérios que eles (americanos) usam... não adianta eles falarem que é só por causa do inglês que isso não é vdd.. as vezes eles deram preferencia a quem ia em grupo... Isso aconteceu na feira que eu fui... teve gnt que literalmente nao falava nd e conseguiu, só pq fazia parte de um grupo!!!
Mas o que eu acho é que vc não pode desistir.. ainda tem mtas alternativas... corra atrás!!!
tem um site mto bom: http://www.j1jobs.com/Default.asp
vc preeche um curriculo on line e depois se aplica pra alguma das vgas....
tem pessoas da minha agencia que conseguiram!!!
Vai lá cara que vc consegue sim!!!
E não se culpe...